terça-feira, 18 de agosto de 2009

Atividades para Educação Infantil


Onça dorminhoca

Faixa etária: Educação Infantil
Formação: Formar com o alunos uma grande roda.
Cada criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda, deitada de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca.

Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça dorminhoca.

Sugestão:
O professor poderá proporcionar um e sudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças : Quem já viu uma onça? Aonde? Quando? Como ela é?Como vive? O que come? Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel da onça. Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Corrida do elefante

Faixa etária: Educação infantil
Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada, utiliza um braço segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. (Imitando uma tromba de elefante).
Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o
braço que está livre ( O outro continua segurando o nariz ). Quem for tocado
transforma-se também em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição.
Será vencedor o último a ser preso.
Sugestão: A crianças , durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Quem é o fantasminha?

Faixa etária:
Educação Infantil
Dividir a turma em duas equipes . Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a equipe que estiver fora mandará uma criança coberta com um lençol. A equipe tentará descobrir quem é a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos .
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Jogo da risadinha

Faixa etária: Educação Infantil
As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas . O terceiro, três risadas . E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Voa, não voa...

Faixa etária: Educação Infantil
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados . Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda.
Ex: " Borboleta voa?( Todo imitarão o vôo.) Jacaré voa?(Todo deverão ficar imóveis ).
O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Um, dois, três e já!

Faixa etária: Educação Infantil

Preparação: risca-se no chão uma linha de partida e, a uma certa distância, uma linha de chegada. As crianças devem ficar atrás da linha de partida.

Desenvolvimento: ao sinal de partida " um, dois e três "; as crianças correm para a frente até ouvirem a ordem " pare". Nesse momento, todos param a corrida e ficam parados no lugar. Novamente é repetida a ordem "um, dois e três " para ser, algum tempo depois , paralizada, continuando até que todos cheguem à linha final.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Atividades para Crianças na Faixa Etária de 2 a 4 anos

Repetir as atividades sugeridas para as crianças de 0 a 2 anos, aumentando o grau de dificuldade.






· Jogos de memória
· Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas)
· Rasgar papéis com as mãos.
· Amassar os papéis picados
· Confecção de colares
· Coordenar a tensão e o relaxamento muscular
· Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel
· Massinhas de modelar
· Argila
· Brincar de faz-de conta
· Traçar linhas, perfurar e costurar
· Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar
· Dançar
· Correr com e sem apoio
· Equilibar-se num pé só (3 segundos)
· Correr, alternando membros superiores e inferiores
· Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros
· Brincar com água, terra, argila, barro
· Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo
· Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado
· Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas
· Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente
· Observar e explorar o ambiente através do tato
· Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo
· Identificar cores
· Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc
· Rodinha para conversação (tapete de retalhos)
· Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos
· Morto-vivo (jogo)
· Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc
· Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial
· Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias
· Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir
· Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais
· Confecção de carimbos com batata, folha, flores e rolhas
· Exercícios para desenvolver a lateralidade
· Desenho espontâneo com lápis de cera
· Prática de respiração com exercícios de resistência
· Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas
· Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentçaão (histórias) às crianças
· Construção de peças
· Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos
· Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos
· Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
· Manipulação de material de sucata
· Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Importância dos Jogos Recreativos na Educação

JOGOS RECREATIVOS – são jogos que têm por objetivo recrear ou distrair as crianças através de atividades de integração que também desenvolvam os conteúdos de formação cognitivas, motoras e de lazer.
Através dos Jogos Recreativos são integradas as necessidades sociais e bio-psico-fisiológicas, proporcionando a sua integração ao meio ambiente e desenvolvendo a sua socialização.
Na Educação infantil e no Ensino Fundamental os Jogos Recreativos são motivadores e ativadores do interesse dos alunos por brincadeiras, jogos imitativos e cantados, entre outros, para constante motivação das crianças.
Os Jogos Recreativos revigoram o corpo do aluno, melhoram a sua coordenação motora global, possibilitam leveza aos movimentos, facilitam a desinibição , permitindo à criança se integrar no meio em que vive.
A sua utilização na Educação é de capital importância , pois a sua prática ajudará na formação integral da criança e do jovem . Os Jogos Recreativos são os principais meios utilizados pela Educação Física e Educação Psicomotora e outras disciplinas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de conteúdos programáticos para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


A IMPORTANCIA

Cantigas de Roda II

Não atire o pau no gato
Atirei o pau no gato-tô,
mas o gato-tô, não morreu-reu-reu,
dona Xica-ca, admirou-se-se do berrô,
do berrô que o gato deu: miau!
Não atire o pau no gato-tô, porque isso-sô,
não se faz-faz-faz. O gatinho-nhô é nosso amigo-gô.
Não devemos maltratar os animais: miau!
♥ ♥ ♥ (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) ♥ ♥ ♥
Ciranda, cirandinha
Ciranda, cirandinha,
vamos todos cirandar,
vamos dar a meia volta,
volta e meia vamos dar,
o anel que tu me destes era vidro
e se quebrou,
o amor que tu me tinhas era pouco
e se acabou.
♥ ♥ ♥ ♥ (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) ♥ ♥ ♥ ♥
Se esta Rua fosse minha

Se esta rua, se esta rua
Fosse Minha
Eu Mandava,
Eu Mandava Ladrilhar
Com Pedrinhas,
Com Pedrinhas
De Brilhantes
Para O Meu,
Para O Meu Amor Passar.
Nesta Rua,
Nesta Rua Tem Um Bosque
Que Se Chama,
Que Se Chama Solidão
Dentro Dele,
Dentro Dele Mora Um Anjo
Que Roubou,
Que Roubou Meu Coração.
Se Eu Roubei,
Se Eu Roubei Teu CoraçãoTu Roubaste,
Tu Roubaste O Meu Também
Se Eu Roubei,
Se Eu Roubei Teu Coração
É Porque,
É Porque Te Quero Bem.
♥ ♥ ♥ ♥ (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) ♥ ♥ ♥ ♥
Se está contente

Se você esta contente bata palmas(3 palmas)
Se você esta contente e quer mostrar a toda gente
Se você esta contente bata palmas(3 palmas)
Se você esta contente bata o pés(bata os pés)
Se você esta contente e quer mostrar a toda gente
Se você esta contente bata os pés(bata os pés)
Se você esta contente...
(de um grito, diga ola, mande beijo, rebole, etc...)
♥ ♥ ♥ ♥ (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) ♥ ♥ ♥ ♥
Samba Lê Lê
Samba Lê Lê Está Doente
Está Com A Cabeça Quebrada
Samba Lê Lê Precisava
De umas boas lambadas.
Samba, samba, samba lê, lê
Pisa na barra da saia lá, lá
Oh! Morena bonita
Onde é que você mora
Moro na rua da praia
Digo adeus e vou embora.
Samba, samba, samba lê, lê
Pisa na barra da saia lá,lá
♥ ♥ ♥ ♥ (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) ♥ ♥ ♥ ♥
♥ ♥ ♥ ♥ (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)«`'•.¸.¤... ¤.¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *(¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) ♥ ♥ ♥ ♥

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cantigas de Roda

A barata

A barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da barata
Que ela tem é uma só

Rá, rá, ra
Ró, ró, ró
Ela tem é uma só

A barata diz que tem
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da irmã dela

Rá, rá, ra
Ró, ró, ró
Ela tem é uma só

A barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata
Ela tem é casca dura

Rá, rá, ra
Ró, ró, ró
Ela tem é uma só

A barata diz que usa
Um perfume muito bom
É mentira da barata
Ela usa é detefon

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

A canoa virou,
Fui deixar ela virar,
Foi por causa de fulano (nome da criança)
Que não soube remar.

Siriri pra cá, siriri pra lá
Fulana é velha
E quer se casar

Siriri pra cá, siriri pra lá
Fulana é velha
E quer se casar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Eu tirava fulano (nome da criança)
Do fundo do mar.

Siriri pra cá, siriri pra lá
Fulana é velha
E quer se casar

Siriri pra cá, siriri pra lá
Fulana é velha
E quer se casar
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho

Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)

E depooois não vá dizer
Que vocêêê já me esqueceu (bis)

Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)

E vou chegaaar nesse seu corpo
Um abraaaço quero eeu (bis)

Ai bota aqui ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu (bis)

Agora queee estamos juntinhos
Me dá um abraaaço e um beijinho
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Alecrim

Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Atirei o pau no gatô-tô
Mas o gatô-tô
Não morreu-reu-reu
Dona Chicá-cá
Admirou-sê-sê
Do berrô, do berrô que o gato deu:
Miauuu!

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Bão, balalão


Bão balalão
Senhor capitão
Espada na cinta
Ginete na mão

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Borboletinha

Borboletinha,
Tá na cozinha,
Fazendo chocolate,
Para a madrinha.

Poti, poti,
Perna de pau,
Olho de vidro,
Nariz de pica-pau, pau, pau.

Borboletinha,
Tá no jardim,
Fazendo cambalhotas,
Só para mim.

Poti, poti,
Perna de pau,
Olho de vidro,
Nariz de pica-pau, pau, pau.
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Cai, cai, balão! Cai, cai, balão!
Na rua do sabão.
Não cai, não!
Não cai, não!
Não cai, não!
Cai aqui na minha mão!
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Carneirinho – Carneirão

Carneirinho, carneirão,
neirão, neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão,
pro chão, pro chão.
Manda el-rei, nosso senhor,
senhor, senhor,
Para todos se ajoelharem.

Carneirinho, carneirão,
neirão, neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão,
pro chão, pro chão.
Manda el-rei, nosso senhor,
senhor, senhor,
Para todos se levantarem.
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Chapeuzinho vermelho

Pela estrada afora
Eu vou tão sozinha
Levar estes doces para a vovozinha

Ela mora longe
O caminho é deserto
E o lobo mal passeia aqui por perto

Eu sou o lobo mau, lobo mau, mau, mau,
Pego as criancinhas pra fazer mingau

Hoje estou contente
Vai haver festança
Quero um bom petisco
Para encher a minha pança

Eu sou o lobo mau, lobo mau, mau, mau,
Pego as criancinhas pra fazer mingau

Hoje estou contente
Vai haver festança
Quero um bom petisco
Para encher a minha pança
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Ciranda, Cirandinha,
vamos todos cirandar,
vamos dar a meia volta,
volta e meia vamos dar.
O anel que tu me destes,
era vidro e se quebrou,
o amor que tu me tinhas,
era pouco e se acabou.
Por isso menina
entre dentro desta roda,
diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá-se embora.

Todo mundo se admira
de macaca fazer renda,
eu já vi uma perua,
ser caixeira de uma venda.

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Eu sou pobre,pobre,pobre
de marré, marré, marré
Eu sou pobre,pobre,pobre
de marré, deci
Eu sou rica,rica,rica
de marré, marré, marré
Eu sou rica,rica,rica
de marré,deci
Quero uma de vossas filhas
de marré, marré, marré
Quero uma de vossas filhas
de marré,deci
Escolha a que quiser
de marré, marré, marré
Escolha a que quiser
de marré, deci
Eu sou pobre,pobre,pobre
de marré, marré, marré
Eu sou pobre, pobre, pobre
de marré, deci
Eu sou rica,rica,rica
de marré, marré, marré
Eu sou rica,rica,rica
de marré, deci
Eu quero a (nome da criança)
de marré, marré, marré
Eu quero a (nome da criança)
de marré, deci
Que Oficio darás a ela
de marré, marré, marré
Que Oficio darás a ela
de marré, deci
Dou Oficio de chapeleirade
marré, marré, marré
Dou Oficio de chapeleira
de marré, deci
Este Oficio não me agrada
de marré, marré, marré
Este Oficio não me agrada
de marré, deci
Dou Oficio de costureira
de marré, marré, marré
Dou Oficio de costureira
de marré, deci
Este Oficio já me serve
de marré, marré, marré
Este Oficio já me serve
de marré, deci
(Ao aceitar o Oficio, a menina "pobre"
passapara a fileira da "rica",este processo
se dá até a ultima criança "pobre" passar para
a fileira da "rica".
E então as pobres que se tornaram ricas cantam:)
Eu de pobre fiquei rica
de marré, marré, marré
Eu de pobre fiquei rica
de marré, deci
(E então as que eram muito ricas, perdem um pouco da riqueza, cantam:)
Eu de rica fiquei pobre
de marré, marré, marré
Eu de rica fiquei pobre
de marré,deci
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Dona aranha

Dona aranha
Subiu pela parede
Veio a chuva forte
E a derrubou

Já passou a chuva
E o sol já vem surgindo
E a dona aranha
Na parede vai subindo

Ela é teimosa
E desobediente
Sobe, sobe, sobe
Nunca está contente.
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Era uma casa

Era uma casa
muito engraçada,
não tinha teto,
não tinha nada.
Ninguém podia,
entrar nela não,
porque na casa,
não tinha chão.
Ninguém podia
dormir na rede,
porque na casa,
não tinha parede.
Ninguém podia
fazer pipi
porque penico,
não tinha ali.
Mas era feita
com muito esmero,
na Rua dos Bobos,
número zero.
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Escravos de Jô

Escravos de Jô
Jogavam caxangá.
Tira, bota
Deixa o Zamberê ficar.
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue, zigue, zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue, zigue, zá.

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Esta rua


Esta rua, esta rua tem um bosque,
que se chama, que se chama Solidão.
Dentro dele, dentro dele mora um anjo,
que roubou, que roubou meu coração.

Se roubei, se roubei teu coração,
é porque tu roubaste o meu também.
Se roubei, se roubei teu coração,
é porque, é porque te quero bem.

Se esta rua, se esta rua fosse minha,
Eu mandava, eu mandava ladriar,
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante,
Para o meu, para o meu amor passar.

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Indiozinhos

1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinho
7,8,9 indiozinhos
10 num pequeno bote.

Foram navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou

(Repete: 1,2,3 indiozinhos...)

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Linda roseira

A mão direita tem uma roseira
A mão direita tem uma roseira
Que dá flor na primavera
Que dá flor na primavera
Entrai na roda, ó linda roseira
Entrai na roda, ó linda roseira
Abraçai a mais faceira
Abraçai a mais faceira
A mais faceira eu não abraço
A mais faceira eu não abraço
Abraço a boa companheira
Abraço a boa companheira


/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Marcha soldado


Marcha soldado cabeça de papel
Se não marchar direito
Vai preso no quartel

O quartel pegou fogo
O bombeiro deu sinal
Acode, acode, acode,
A bandeira nacional

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Minha viola


Eu tirei um dó da minh(á)* viola
Da minha viola eu tirei um dó
Dor...mir é muito bom, é muito bom
Dor...mir é muito bom, é muito bom

(Cantar rápido):
É bom camarada
É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um ré da minh(á) viola
Da minha viola eu tirei um ré
Re...mar é muito bom, é muito bom
Re...mar é muito bom, é muito bom

É bom camarada
É bom camarada, é bom, é bom, é bom


Eu tirei um mi da minh(á)viola,
Da minha viola eu tirei um mi,
Min...gau é muito bom, é muito bom
Min...gau é muito bom, é muito bom

É bom camarada
É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um fá da minh(á)viola
Da minha viola eu tirei um fá
Fa...lar é muito bom, é muito bom
Fa...lar é muito bom, é muito bom

É bom camarada
É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um sol da minh(á)viola
Da minha viola eu tirei um sol
So...rrir é muito bom, muito bom
So...rrir é muito bom, muito bom

É bom camarada
É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um lá da minh(á)viola
Da minha eu tirei um lá
La...var é muito bom
Lá é alto é muito difícil, é muito difícil

É bom camarada
É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um si da minh(á) viola
Da minha viola eu tirei um si
Si...lêncio é muito bom, é muito bom
Si...lêncio é muito bom, é bom demais

É bom camarada
É bom camarada, é bom, é bom, é bom

* Cantar como se a sílaba tônica fosse a última

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Caranguejo não é peixe,
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é Peixe
na enchente da maré.

Palma,palma,palma!
Pé,pé,pé!
Roda, roda, roda
Caranguejo peixe é

A mulher do Caranguejo
tinha um caranguejinho:
Deu no Ouro,
deu na Prata,
Ficou todo douradinho!
Palma,palma,palma!
Pé,pé,pé!
façam roda minha gente
Caranguejo peixe é!

Fui a Espanha buscar o meu chapéu
Azul e branco da cor daquele Céu
Caranguejo só é peixe
na enchente da maré
Palma,palma,palma!
Pé,pé,pé!
Dança Crioula que vem da Bahia,
Pega a criança joga na bacia.

Bacia que é de ouro lavada com sabão
Depois de areada enxugada com roupão
Roupão é de seda enfeitada com filó
Agora eu quero ver a ficar pra vovó.

(se a criança não conseguir um par na dança fica para "vovó")
(ai as demais crianças pedem a sua benção)

A nossa benção vovó
Roda, roda, cavalheiro
Caranguejo só é peixe
na enchente da maré.

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
O cravo e a rosa

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
A rosa, despetalada.

O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
A rosa pôs-se a chorar

O cravo tem vinte anos
A rosa tem vinte e um
A diferença que existe
É que a rosa tem mais um
/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O sapo não lava o pé

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé
Porque não quer
Mais que chulé!

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Pai Francisco

Pai Francisco entrou na roda
Tocando seu violão,
Ba-lão, bão-bão, ba-lão, bão-bão
Vem de lá seu delegado,
E Pai Francisco foi pra prisão.
E como ele vem todo requebrado,
Parece um boneco desengonçado.
E como ele vem todo requebrado,
Parece um boneco desengonçado.

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Pirulito que bate...bate


Pirulito que bate... bate
Pirulito que já bateu,
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu.


/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Sambalê, lê

Sambalê, lê tá doente
Tá com a cabeça quebrada
Sambalê, lê precisava
É de umas boas palmadas

Samba, samba, samba ô lê, lê
Samba, samba, samba ô lá, lá

Olhe morena bonita
Como é que se namora
Põe-se um lencinho no bolso
Com as pontinhas de fora

Samba, samba, samba ô lê, lê
Samba, samba, samba ô lá, lá


/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Terezinha de Jesus


Terezinha de Jesus
De uma queda foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos três chapéu na mão

O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão

Terezinha de Jesus
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Fui no Tororó
Beber água e não achei
Achei bela morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada
Oh! Mariazinha
Oh! Mariazinha
Entrará na roda
Ficará sozinha

(Fulana responde):

Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar
Porque tenho (fulana)
Para ser meu par
Deita aqui no meu colinho
Deita aqui no colo meu
E depois não vá dizer que você se arrependeu

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O trem de ferro
Quando sai de Pernambuco
Vai fazendo fuco-fuco
Até chegar no Ceará

No Ceará
Um pouquinho de Coca-Cola
Um pouquinho de guaraná
Um macaco na escola
Aprendendo o be-a-bá

O be-a-bá
Você diz que dá que dá
Você diz que dá na bola
Na bola você não dá

/(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)\ /(",)/
./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\. ./♥\-c-/♥\.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Um, dois, feijão com arroz

Um, dois,
Feijão com arroz.

Três, quatro,
Tenho um prato.

Cinco, seis,
Pulo uma vez.

Sete, oito,
Como um biscoito.

Nove, dez,
Olho meus pés.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Músicas da XUXA

Abecedário da Xuxa
A de Amor
B de Baixinho
C de Coração
D de Docinho
E de Escola
F de Feijão
G de Gente
H de Humano
I de Igualdade
J Juventude
L Liberdade
M Molecagem
N Natureza
O Obrigado
P Proteção!
Q de Quero-Quero
R de Riacho
S de Saudade
T de Terra
U de Universo
V de Vitória!
X o que que é?É Xuxa!
Z é zum zum zum zum zum
Vamos CantarVamos
BrincarAlegria pra valer!
O abecedário da Xuxa
Vamos Aprender!
Laranjas e Bananas
Eu vou comer,comer,comer laranjas e bananas
Eu vou comer,comer,comer laranjas e bananas
Au váu camar,camar,camar laranjas a bananas
Au váu camar,camar,camar laranjas a bananas
Eu véu quemer,quemer,quemer lerenjes e benenes
Eu véu quemer,quemer,quemer lerenjes e benenes
Iu viu quimir,quimer,quimer lirinjis i bininis
Iu viu quimir,quimer,quimer lirinjis i bininis
Ou vou comôr,comôr,comôr loronjos o bononos
Ou vou comôr,comôr,comôr loronjos o bononos
Ú vú cumur,cumur,cumur lurunjus e bununus
Ú vú cumur,cumur,cumur lurunjus e bununus
(Comeu?)

Txu Txutxucão

Au, au, auAu, auAu, au, au
Txu, txu, txu
Txu, txu, txu
Txu, txutxucão
Txu, txu, txu
Txu, txutxucão
au, au, au
Ele vai se apresentarBatam palmas, por favor
Tá na hora de cavar
Nosso amigo já chegou
Mexendo as mãos e os joelhos assim, como ele ensinou pra você e
Pra mimVamos dançar!
Txu, txu, txu
Txu, txu, txu
Txu, txutxucão
Txu, txu, txu
Txu, txutxucão
Ele vai se equilibrar
Numa perna sem cair
Ele agora vai saltar
Vai fazer você sorrir
Mexendo as mãos e os joelhos assim, como ele ensinou pra você e
Pra mim
Vamos dançar!
Txu, txu, txu
Txu, txu, txu
Txu, txutxucão
Txu, txu, txu
Txu, txutxucão
Au, au, au
Txu, txu, txu
Txu, txu, txu
Txu, txutxucão
Txu, txu, txu
Txu, txutxucão
Au, au, au
Soco, Bate, Vira

soco, soco, bate, bate
soco, soco, vira, vira
soco, bate, soco, vira
soco, bate, vira
você brinca com o amigo
você brinca até sozinho
pode ser na perna, com a mão
pode ser na mão, com a mão
quem embola, se enrola
preste muita atenção
porque tudo temque ser rapidão
soco, soco mão fechada
bate, bate mão aberta
se tocarse bater forabobeou a gente erratá na hora de brincar
vou fazer bem devagar
porque logo, logo vai acelerar
soco, soco, bate, bate
soco, soco, vira, vira
soco, bate, soco, vira
soco, bate, vira
Batatinha Bem Quentinha

Batatinha bem quentinha
Batatinha bem quentinha
Batatinha bem quentinha
Batata,batata,batata
Spaghetti gostozinho
Spaghetti gostozinho
Spaghetti gostozinho
Spaghetti,spaghetti,spaghetti
Hum yummy yummy
Hum yummy yummy
Como tudo , como tudo, como tudo
Hum yummy yummy
Hum yummy yummy
como tudo,como tudo , como tudo
Bananinha amassadinha
Bananinha amassadinha
Bananinha amassadinha
Banana, banana , banana
Hum yummy yummy
Hum yummy yummy
Como tudo , como tudo , como tudo
Hum yummy yummy
Hum yummy yummy
como tudo,como tudo , como tudo
Batatinha bem quentinha
Batatinha bem quentinha
Batatinha bem quentinha
Batata,batata,batata
Oh yeah!!!
Cinco Macaquinhos
Cinco macaquinhos pulavam na cama
Um caiu com a cabeça no chão
A mamãe ligou pro medico e ele disse:
Nada de macacos pulando no colchão
Quatro macaquinhos pulavam na cama
Um caiu com a cabeça no chão
A mamãe ligou pro medico e ele disse:
Nada de macacos pulando no colchão
Três macaquinhos pulavam na cama
Um caiu com a cabeça no chão
A mamãe ligou pro médico e ele disse:
Nada de macacos pulando no colchão
Dois macaquinhos pulavam na cama
Um caiu com a cabeça no chão
A mamãe ligou pro medico e ele disse:
Nada de macacos pulando no colchão
Um macaquinho pulava na cama
E caiu com a cabeça no chão
A mamãe ligou pro médico e ele disse:
Nada de macacos pulando no colchão
Estátua

Mão na cabeçaMão na cintura
Um pé na frente e o outro atrás
Agora ninguém pode se mexer, estátua!
Um braço pra cima
Um braço pra frente
Cruzando as pernas
Bumbum para trás
Agora ninguém pode se mexer, estátua!
Rodando, rodando
Braços esticados
Não pode parar continue rodando
Quero saber quem é que consegue ficar parado
A gente vai ter que rodar
Roda, roda no lugar
Ninguém aqui pode cair
E eu vou contar pra terminar
3, 2, 1, estátua!
Vem dançar com o Txutxucão

Au, au, au, au, au, au, au
Ele é grande
Ele é peludo
Ele gosta de aparecer
Vem, vem dançar,vem dançar
com o Txutxucão
Mexendo os braços
Mexendo as pernas
Ele gosta de aparecer
Vem, vem dançar,
vem dançar com o Txutxucão
Chegou a hora de cavar
(txi txi txi txi txi)
Hora de latir
( au, au, au, au)
Todo mundo adora o Txutxucão
Vamos cavar
Vamos correr
Ele gosta de aparecer
Vem, vem dançar,
Vem dançar com o Txutxucão
Vamos lá galera!
Todo mundo dançando
com o Txutxucão
Ah, muleque!
Chegou a hora de cavar
(txi txi txi txi txi)
Hora de latir
( au, au, au, au)
Todo mundo adora o Txutxucão
Mexendo os braços
Mexendo as pernas
Ele gosta de aparecer
Vem, vem dançar e
dançar, dançar
Vem, vem dançar e
dançar, dançar
Vem, vem dançar
e dançar
com o Txutxucão
Au, au,
auuuuuuuuuuuu
O Sapo
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa e não
Lava o pé porque não quer...
Mais que chulé...
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa e não
Lava o pé porque não quer...
Mais que chulé...
Vem que e vou te Ensinar
Mão direita na frente, mão direita atras, mão direita na frente e mexendo sem parar.
Roda, roda e nao saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Mão esquerda na frente, mao esquerda atras, mao esquerda na frente e mexendo sem parar.
Roda, roda e nao saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Ombro direito na frente, ombro direito atras, ombro direito na frente e mexendo sem parar.
Roda, roda, roda e nao saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Ombro esquerdo na frente, ombro esquerdo atras, ombro esquerdo na frente e mexendo sem parar, roda, roda, roda e nao saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Poe a barriga pra frente, a barriga pra trás, a barriga pra frente e mexendo sem parar, roda, roda, roda e nao saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Pé direito na frente, pé direito atras, pé direito na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e nao saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Pé esquerdo na frente, pé esquerdo atrás, pé esquerdo na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e nao saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Poe a cabeca na prente, a cabeca atras, a cabeca na frente, e mexendo sem parar, roda, roda, roda e nao saia do lugar, vem que eu vou te ensinar.
Pra Frente, Pra trás

Pra frente
Pra trás
Vamos pular
Pra frente
Pra trás
Vamos rodar
Pra frente
Pra trás
Mexendo as mãos
Pra frente
Pra trás
Tocando o chão
Esquerda
Direita
Vamos pular
Esquerda
Direita
Vamos rodar
Esquerda
Direita
Mexendo as mãos
Esquerda
Direita
Tocando o chão
Minha Boneca de Lata
Boneca de Lata
Minha boneca de lata
Bateu a cabeça no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu o o nariz no chão
Levou umas duas horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu a barriga no chão
Levou umas três horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu o bumbum no chão
Levou umas quatro horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali
Pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu o joelho no chão
Levou umas cinco horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu o pé no chão
Levou umas seis horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali
Desamassa aqui
Desamassa ali
Pra ficar boa
Guto Bate com o Martelo

Guto bate com um martelo um martelo um martelo
Guto bate com um martelo então bate com dois
Guto bate com dois martelos dois martelos dois martelos
Guto bate com dois martelos então bate com três
Gguto bate com três martelos três martelos três martelos
Guto bate com três martelos então bate com quatro
Guto bate com quatro martelos quatro martelos quatro martelos
Guto bate com quatro martelos então bate com cinco
Guto bate com cinco martelos cinco martelos cinco martelos
Guto bate com cinco martelos e depois vai dormir.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

MODALIDADES ESPORTIVAS

As modalidades esportivas para os portadores de deficiências físicas são baseadas na classificação funcional e atualmente apresentam uma grande variedade de opções. As modalidades olímpicas são o arco e flecha, atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, equitação, futebol, halterofilismo, iatismo, natação, rugby, tênis de campo, tênis de mesa, tiro e voleibol ( ABRADECAR, 2002). Apresentaremos algumas das modalidades esportivas, as mais conhecidas, que podem ser praticadas pelos deficientes físicos, sendo:
Arco e flecha: Esta modalidade esportiva pode ser praticada por atletas andantes como amputados ou por atletas usuários de cadeiras de rodas como os lesados medulares. Todas as deficiências físicas podem participar desta modalidade esportivas, respeitando estas duas categorias, em pé e sentado. A participação em competições e o sistema de resultados são semelhantes à modalidade convencional olímpica.
Atletismo: As provas de atletismo podem ser disputadas por atletas com qualquer tipo de deficiência em categorias masculina e feminina, pois os atletas são divididos por classes de acordo com o seu grau de deficiência, que competem entre si nas provas de pistas, campo, pentatlo e maratona. Esta é uma modalidade esportiva que sofre freqüentes modificações, visando possibilitar melhores condições técnicas para o desenvolvimento desta modalidade.

Basquetebol sobre rodas: é jogado por lesados medulares, amputados, e atletas com poliomielite de ambos os sexos. As regras utilizadas são similares à do basquetebol convencional, sofrendo apenas algumas pequenas adaptações.

Bocha: Esta modalidade esportiva foi adaptada para paralisados cerebrais severos. O objetivo do consiste em lançar as bolas o mais perto possível da bola branca.

Ciclismo: Neste esporte participam atletas paralisados cerebrais, cegos com guias e amputados nas categorias masculina e feminina, individual ou por equipe. Pequenas alterações foram realizadas nas regras do ciclismo convencional, melhorando a segurança e a classificação dos atletas de acordo com sua deficiência, possibilitando adaptações nas bicicletas. Os atletas participam de provas de estrada, velódromo e contra-relógio.

Equitação: Os deficientes físicos participam deste esporte apenas na categoria de habilidades. Para esto é necessário analisar os possíveis deficientes que podem participar.

Esgrima: Este esporte é praticado por atletas usuários de cadeira de rodas como os lesados medulares, amputados e paralisados cerebrais em categorias masculina ou feminina. Estes atletas participam das modalidades de espada, sabre e florete, sendo provas individuais ou por equipes. Para participação em eventos competitivos todos os atletas são presos ao solo, possuindo os movimentos livres para tocar o corpo do adversário.

Futebol: Nesta modalidade esportiva, sendo que o atleta portador de paralisia cerebral compete na modalidade de campo e o atleta amputado compete na modalidade de quadra. Alterações nas regras como o número de jogadores, largura do gol e da marca do pênalti estão presente.

Halterofilismo: Esta modalidade esportiva é aberta a todos os atletas portadores de deficiência física do sexo masculino e feminino. A divisão de acordo com o peso corporal em 10 categorias.

Iatismo: Todos os atletas deficientes podem participar, as modificações são realizadas apenas no equipamento e na tripulação, não havendo alterações nas regras da competição.

Natação: As regras são as mesmas da natação convencional com adaptações quanto as largadas, viradas e chegadas. As provas são variados e os estilos abrangem os estilos oficiais. As competições são realizadas entre atletas da mesma classe. Podem participar desta modalidade esportiva portadores de qualquer deficiência, sendo agrupados os portadores de deficiência visual e os demais.

Rugby em cadeira de rodas: Esta modalidade foi adaptada para lesados medulares com lesões altas - tetraplégicos - que realizam um jogo com bola de voleibol com objetivo de marcar pontos ao fazer com que a bola ultrapasse uma determinada linha no fundo da quadra.

Tênis de campo: Esporte realizado em cadeiras de rodas, independente do tipo de deficiência física que o atleta possua nas categorias masculina e feminina. As regras sofrem apenas uma adaptação em relação ao tênis de campo convencional, sendo esta que a bola pode quicar duas vezes, a primeiro pingo deverá ser dentro da quadra. As categorias são: masculino e feminino, individual e em duplas.

Tênis de mesa: Deficientes físicos como o lesado cerebral, lesado medular, amputados ou portador de qualquer tipo de deficiência física pode-se participar desta modalidade esportiva, onde as provas são realizadas em pé ou sentado. As provas podem ser realizadas em duplas e individuais, sendo a classificação de acordo com o nível de deficiência. As regras sofrem poucas modificações, em relação ao tênis de mesa convencional.

Tiro ao alvo: Esporte aberto a atletas com qualquer tipo de deficiência física do sexo masculino ou feminino, nas categorias sentado e em pé. As equipes podem possuir atletas de ambos os sexos e diferentes tipos de deficiência física. As provas podem ser realizadas utilizando pistola ou carabina.

Voleibol: Poderá ser praticado por atletas Lesados medulares que participaram da modalidade de voleibol sentado e os amputados, que participarão desta modalidade em pé.

Bibliografia

· ABRADECAR (2002) Organização do desporto. Capturado em http://www.abradecar.gov.br em 21/06.
· Adms, R.C.; Daniel, A. N.; Cubbin, J.A.; Rullman, L. (1985) Jogos, Esportes e Exercícios para o Deficiente Físico. São Paulo: Editora Manole.
· Alencar, B. (1986) Paraolimpíada - O Brasil no pódio. Rio de Janeiro: Comitê Paraolímpico Brasileiro.
· Assumpção, E. (2002) Um novo desafio da psicologia. Capturado em http://www.esporteadaptado.com.br em 20/05.
· Freitas, P. S. & Cidade, R. E. A. (1997) Noções sobre Educação Física e Esporte para pessoas portadoras de deficiência: uma abordagem para professores de 1º e 2º graus. Uberlândia, MG: Gráfica Breda.
· Give it a go: including people with disabilities in sport and physical activity. Australian Sports Commission Services Unit. Canberra, Australia, Pirie Printers, 2001.
· Greguol, M. (2002) Esporte Adaptado Capturado em http://www.aadd.com.br em 22 de junho.

Atividades para serem trabalhadas com alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade

Pebolim Humano
1) alunos organizados em equipes para jogo;
2) seis cordões dispostos lateralmente pela quadra, na altura da cintura, acrescidos de dois cordões fixos lateralmente nas traves do gol;
3) em cada cordão, dois, três o mais canos(tubos) que possam ser segurados pelas mãos dos alunos. No cordão de cada gol haverá um cano;
4) o objetivo do jogo é marcar gols sem soltar o cano;
5) os alunos só poderão se deslocar lateralmente pelo cordão, segurando o cano sem soltar as mãos;
6) o início do jogo se dará com a bola lançada pelo professor e o reinício pelos goleiros;
7) as regras deverão ser discutidas e adaptadas com base nas do jogo de futsal.Pontos importantes:
Qual a diferença entre o jogo de pebolim e o futebol?-Quais as capacidades envolvidas no jogo?-como é jogar, tendo o espaço delimitado?
Registro do aluno:
Em grupos, “bolar” uma atividade para quadra que consista na adaptação de um jogo ou brincadeira já existente, mas com alteração dos movimentos, levando em conta a participação de toda a classe.
Registro do professor:
Analisar a produção do marco da aprendizagem.
Passando o Bambolê
MATERIAL:
vários bambolês
FAZENDO ATIVIDADE:
formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.O professor para dificultar ainda mais, deverá ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para que os alunos passem os bambolês sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular.
VARIAÇÂO:
dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar no lugar que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro.
Carangueijobol
O professor divide os alunos em duas equipes. Os alunos são colocados em seus repectivos campos e dentro da área de gol e só poderão se movimentar em 4 apoios. A bola é colocada no centro da quadra e ao sinal do professor, ambas as equipes saem na posição de quatro apoios em direção a bola que está no centro da quadra.
O objetivo é marcar gol no time adversário. Não podendo colocar a mão na bola(somente o goleiro pode).
As regras são as mesmas do futsal. Essa atividade exige muitos dos musculos inferiores e posteriores, portanto é necessário um alongamento mais amplo.
Vaqueiro Laçador
Formação inicial:
Alunos espalhados pela quadra, o professor coloca no fundo da quadra, diversos bambolês. Escolhe um aluno que será o Vaqueiro que colocará um bombolê na cintura(simbolizando o cavalo) e o outro bambolê na mão (simbolizando uma corda).
Ao sinal do professor, o aluno(vaqueiro) sai em perseguição aos demais alunos (conforme a foto). Assim que algum aluno for laçado, este deve pegar dois bambolês que estão no fundo da quadra e se torna vaqueiro, ajudando o primeiro na captura dos demais. Termina a atividade, quando todos forem capturados.
Bola por Cima, Bola por Baixo
Alunos dispostos em duas colunas, sendo o primeiro aluno de cada equipe com uma bola nas mãos.
1)Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça com as duas mãos até chegar ao último da fileira que deverá pegar a bola e correr até a frente e dar seqüência a atividade.
2)Assim que todos os alunos completarem a tarefa, o professor deve pedir para que todos fiquem de pernas afastadas e devem passar a bola por baixo de mão em mão, até que todos completem a tarefa.
3) na terceira etapa, o primeiro aluno da fileira deve passar a bola por cima da cabeça, o segundo aluno deve pegar a bola em cima e passar por baixo, o terceiro deve pegar embaixo e passar por cima e assim sucessivamente até que todos completem a prova.






A Felicidade não está no fim da jornada,
mas sim em cada curva do caminho que
percorremos para encontrá-la!!!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Atividade Recreativa de Voleibol


Bexigas cheias com água e um pouco de ar.É uma adaptação do jogo de voleibol, com a diferença que ao invés de bola, usaremos as bexigas. O jogo procede como um jogo de voleibol, porém a bexiga não deverá ser tocada, mas sim segurada e depois lançada. É interessante tornar obrigatório fazer três passes antes de passar a bexiga para o lado adversário. A preocupação com a água dentro da bexiga, sendo que esta pode estourar a qualquer momento, é que cria a maior expectativa por parte dos participantes. Cada vez que a bexiga estourar, outra será colocada em jogo. Se a bexiga estourar nas mãos de um participante, será um ponto do time adversário. No mais, o jogo prosseguirá como o voleibol propriamente dito.
Adaptação do jogo de voleibol, com diferença de que os jogadores da mesma equipe deverão permanecer em duplas e ter em suas mãos uma toalha. As duplas deverão segurar a toalha pelas extremidades e ao invés das mãos, usar a toalha para receber e passar a bola. No mais prosseguirá como o voleibol propriamente dito. O recreacionista será o árbitro.

Atividades com BOLA


20 Passes

NÚMERO DE EQUIPES E PARTICIPANTES:
2 equipes de Min.: 4
Máx.: 10 em cada lado.
MATERIAL UTILIZADO:
1 jogo de colotes;
1 bola de handebol ou de borracha.
REGRAS DO JOGO/ATIVIDADE:
Cada equipe em posse da bola deverá passar a bola para o colega até completar 20 passes. A outra equipe poderá retornar a bola somente interceptando-a. Não é permitido dar mais que um passo com a bola, nem deixá-la cair no chão. Caso uma equipe deixe a bola cair no chão, recomeça a contagem do zero.
PRINCIPIOS:
Interdependência;
Visão;Parceria.
Pega-pega com bola
PARTICIPANTES:
2 equipes de Min.: 4
Máx.: 12 em cada lado
MATERIAL:
1 jogo de coletes;
1 bola de handebol, meia ou de borracha.
REGRAS:
Cada equipe passará a bola entre seus participantes, tentando tocá-la nos adversários. não é permitido andar com a bola, nem arremessá-la no adversário, mas tocá-la sem que ela caia de sua mão. Os participantes pegos deverão sair da área do jogo. O jogo poderá ser feito por tempo (cada equipe terá 5 minutos para pegar o máximo de atletas) ou espera-se que uma equipe pegue todos os adversários e então quem fizer em menos tempo, vence!
PRINCIPIOS:
Visão;
Colaboração e parceria

Músicas para Pré-Escolar



CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS


O meu chapéu tem três pontas

Tem três pontas o meu chapéu

Se não tivesse três pontasNão seria o meu chapéu